terça-feira, 16 de março de 2010

Ministro da Cultura anuncia premiação ao Hip Hop

O Palco Brasília, no Complexo Cultural da Funarte, reuniu cerca de mil pessoas, a maioria jovens, para assistir ao show do rapper brasiliense GOG que fazia parte da programação cultural da II Conferência Nacional de Cultura. GOG subiu ao palco às 21 horas do domingo 14, acompanhado do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que anunciou o primeiro Edital de premiação destinado ao segmento Hip Hop.
O Prêmio Cultura Hip Hop – Edição Preto Ghóez, pagará um total de R$ 1,7 milhão, distribuídos entre cinco categorias e premiará 135 iniciativas culturais do segmento. As inscrições estarão abertas a partir de 6 de abril. O Edital homenageará o rapper, compositor e escritor e um dos principais líderes do movimento no Brasil, Preto Ghóez que faleceu em 2004.
“O Hip Hop é uma das principais manifestações culturais do Brasil”, afirmou o ministro. Segundo ele, com o edital, que será realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, o Ministério da Cultura reconhece a importância da produção cultural da juventude brasileira, principalmente, daquela que está na periferia. “Na realidade, o Hip Hop está em todo o Brasil, até na Amazônia e nas aldeias indígenas”, disse Ferreira.
Sobre Preto Ghóez, o ministro disse que o rapper conhecia   profundamente a dimensão cultural do país. “O Prêmio foi construído em parceria com os integrantes do movimento Hip Hop e o Preto Ghóez foi o primeiro a nos procurar para construirmos essa parceria”, contou o ministro que foi para o meio do público e entrou no ritmo da dança do Hip Hop, enquanto Gog fazia o show.
fonte: cultura hip-hop

Nenhum comentário:

Postar um comentário